Want to Partnership with me? Book A Call

Popular Posts

Dream Life in Paris

Questions explained agreeable preferred strangers too him her son. Set put shyness offices his females him distant.

Categories

Edit Template

Governo Lula avalia reabrir investigação sobre a morte de JK

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a Comissão sobre Mortos e Desaparecidos Políticos (CEMDP), colegiado vinculado ao Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), avaliam reanalisar o caso da morte do ex-presidente Juscelino Kubitschek, ocorrida em 1976.

O caso, oficialmente tratado como acidente de trânsito, cujas causas são motivo de controvérsia desde a ditadura militar, volta a ser analisado diante de novas evidências que colocam em dúvida a versão oficial.

A CEMDP realizará uma audiência pública sobre o assunto na tarde desta quinta-feira (13) e, na sexta-feira (14), o colegiado deve discutir sobre a possibilidade de reconhecer novos casos de pessoas mortas e desaparecidas durante a ditadura.

A expectativa é que a Comissão aprove o encaminhamento de novos pedidos de reconhecimento, incluindo o de JK.

O ex-presidente e o motorista dele, Geraldo Ribeiro, sofreram o acidente no início da noite de 22 de agosto de 1976. O Opala, em que viajavam, trafegava na Via Dutra, em direção ao Rio de Janeiro, quando, desgovernado, invadiu a pista oposta e se chocou contra uma carreta. Os dois morreram.

Na época, as investigações, conduzidas pelo regime, concluíram que o carro foi atingido por um ônibus, antes de colidir com a carreta.

Porém apurações recentes apontaram a possibilidade de sabotagem mecânica, intoxicação ou até mesmo um tiro no motorista, reforçando a tese de que Kubitschek tenha sido alvo de um atentado político.

As novas investigações geraram incertezas, especialmente após o depoimento do motorista do ônibus envolvido, que afirmou ter sido subornado para assumir a culpa pelo acidente.

Além disso, exames não realizados na época, como toxicológicos no motorista, e a falta de buscas aprofundadas, reforçam a ideia de que o caso foi mal investigado.

CNN

 

Compartilhe:

VozPB

Redator

A Paraíba tem Voz

Dream Life in Paris

Questions explained agreeable preferred strangers too him her son. Set put shyness offices his females him distant.

Join the family!

Sign up for a Newsletter.

You have been successfully Subscribed! Ops! Something went wrong, please try again.
Edit Template

© 2024 Todos os direitos reservados