Edit Template

Trump anuncia cessar-fogo no Oriente Médio, mas Israel acusa Irã de violar acordo e diz que “responderá com força”

Explosões no céu sobre Jerusalém, às 5h15, horário local, no sábado. (Foto: CNN)

O presidente dos Estados Unidos, Donald VozPB.com.br/” target=”_blank” rel=”noopener”>Trump, anunciou na manhã desta terça-feira (24) que o cessar-fogo entre Israel e Irã entrou em vigor. O acordo estava previsto para iniciar à uma da manhã, no horário de Brasília.

Em publicação na rede social Truth Social, Trump escreveu: “O CESSAR-FOGO ESTÁ EM VIGOR. POR FAVOR, NÃO VIOLEM! DONALD J. TRUMP, PRESIDENTE DOS ESTADOS UNIDOS”.

Na segunda-feira (23), o presidente norte-americano afirmou que o acordo foi firmado após negociações que ocorreram entre os países. Na publicação, Trump explicou que o cessar-fogo entraria em vigor aproximadamente seis horas após o anúncio — o que corresponde à 1h da manhã desta terça-feira, no horário de Brasília.

“Esta é uma guerra que poderia ter durado anos e destruído todo o Oriente Médio, mas não destruiu e nunca destruirá”, afirmou o presidente dos Estados Unidos.

Veículos de comunicação israelenses e iranianos confirmaram, pouco depois do horário estipulado, que o cessar-fogo estava em vigor. A emissora iraniana Press TV informou que o acordo foi firmado após “quatro ondas de ataques iranianos contra territórios ocupados por Israel”.

Já a agência iraniana Tasnim afirmou que o cessar-fogo entrou em sua “fase de execução”.

Na televisão estatal do Irã, um âncora declarou que o cessar-fogo foi “imposto ao inimigo” e atribuiu o acordo às recentes ofensivas militares iranianas, incluindo o ataque à base americana de Al Udeid, no Catar.

Israel acusa Irã de violar acordo e diz que “responderá com força”

O ministro da Defesa israelense, Israel Katz, afirmou nesta terça-feira (24) que Israel “responderá com força” após a “violação total” do cessar-fogo declarado pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, pelo Irã, acrescentando que “continuará a operação intensiva para atacar” Teerã.

“Instruí as Forças de Defesa de Israel (IDF), em coordenação com o primeiro-ministro [Benjamin Netanyahu], a continuar a operação intensiva para atacar Teerã e frustrar alvos do regime e a infraestrutura terrorista em Teerã”, disse ele.

Os militares israelenses interceptaram dois mísseis lançados do Irã contra Israel, informou um oficial das IDF à CNN.

O Exército afirmou mais cedo nesta terça-feira que o cessar-fogo com o Irã “entrou em vigor esta manhã”.

Irã nega acusações

Veículos de comunicação estatais iranianos negaram que o Irã tenha disparado mísseis contra Israel após o cessar-fogo entrar em vigor.

“A notícia de que o Irã disparou mísseis contra os territórios ocupados após impor um cessar-fogo ao regime sionista é negada”, informou a agência de notícias semioficial ISNA em seu canal do Telegram nesta terça-feira, sem atribuição.

A Nour News, ligada ao Estado, também publicou a negação.

Um alto funcionário de segurança do Irã disse à CNN que, após as 7h30, horário local, “nenhum míssil foi disparado contra o inimigo até o momento”.

Em seu anúncio inicial sobre o cessar-fogo entre Irã e Israel, Donald Trump declarou que a trégua começaria cerca de seis horas após sua primeira mensagem nas redes sociais anunciando o acordo, o que marcou o início do acordo para perto das 0h, horário do leste.

“Se Israel cometer um erro, todos os territórios ocupados serão atacados, assim como uma hora antes do fim da guerra”, declarou a autoridade iraniana.

Por CNN

Leia mais no VozPB

Compartilhe:

VozPB

Redator

A Paraíba tem Voz

Dream Life in Paris

Questions explained agreeable preferred strangers too him her son. Set put shyness offices his females him distant.

Join the family!

Sign up for a Newsletter.

You have been successfully Subscribed! Ops! Something went wrong, please try again.
Edit Template

© 2024 Todos os direitos reservados