Want to Partnership with me? Book A Call

Popular Posts

Dream Life in Paris

Questions explained agreeable preferred strangers too him her son. Set put shyness offices his females him distant.

Categories

Edit Template

Prefeitura de Diamante teria superfaturado reforma em 8 escolas e TCE encaminha caso ao MP e à Polícia Civil – Portal Central Vale Notícias

O Tribunal de Contas do Estado (TCE-PB) abriu o prazo de 20 dias úteis para o prefeito de Diamante, no Vale do Piancó, Hermes Filho, apresentar defesa sobre a série de irregularidades na gestão da prefeitura, relacionadas à reforma de oito escolas públicas. O caso, que envolve valores superiores a R$ 900 mil, foi denunciado ao TCE e está sendo investigado pelo órgão de controle. A intimação foi publicada na edição de segunda-feira (7) do Diário Eletrônico.

O relatório feito pelos auditores do TCE-PB recomenda que o prefeito apresente um plano de correção das irregularidades e que o caso seja encaminhado ao Ministério Público Estadual e à Polícia Civil para investigar a autoria das denúncias. As obras são executadas pela empresa Ângulo Construções e Serviços Eireli ME, vencedora da licitação na modalidade Tomada de Preços nº 007/2022.

A denúncia aponta a reutilização indevida de madeiramento nas escolas E.M.E.I.F. Edinalva de Oliveira Marques, Creche Ricardo Araken e E.M.E.F. Mestre Mandu, em desacordo com o projeto original, que exigia material novo. Além disso, havia suspeitas de pagamentos sem a devida execução dos serviços. No entanto, a auditoria do TCE-PB concluiu que as denúncias sobre o madeiramento eram improcedentes, pois o reaproveitamento foi justificado tecnicamente e formalizado por aditivos contratuais.

Apesar disso, o TCE-PB encontrou outras irregularidades graves:

– Acréscimos contratuais acima do limite legal: Os aditivos ao contrato inicial ultrapassaram em 67,78% o valor original, excedendo o limite de 50% permitido pela Lei nº 8.666/1993 para serviços de reforma.

– Falta de documentação: A prefeitura não apresentou documentos solicitados, como notas fiscais, medições e relatórios fotográficos, configurando obstrução à fiscalização.

– Problemas nas reformas: Foram identificados esgoto a céu aberto próximo à Creche Ricardo Araken, instalações elétricas inseguras e forros cedendo na E.M.E.I.F. José Antônio Barros, além de drenos inadequados de ar-condicionado em todas as escolas reformadas.

Situação das escolas

Quatro das oito escolas já foram reformadas e estão em funcionamento, enquanto as demais apresentam condições precárias, com rachaduras, infiltrações e estruturas improvisadas. A E.M.E.I.F. Cícero Abílio de Sousa, por exemplo, encontra-se fechada devido ao seu estado degradante, de acordo com o relatório elaborado pela equipe de auditoria do TCE-PB.



Compartilhe:

VozPB

Redator

A Paraíba tem Voz

Dream Life in Paris

Questions explained agreeable preferred strangers too him her son. Set put shyness offices his females him distant.

Join the family!

Sign up for a Newsletter.

You have been successfully Subscribed! Ops! Something went wrong, please try again.
Edit Template

© 2024 Todos os direitos reservados