Edit Template

Pilotos de drones podem solicitar autorização para voos no pré-carnaval de João Pessoa até hoje; confira horário

Pilotos de drones que desejam utilizar, nos próximos dias, equipamentos no trecho da avenida Epitácio conhecido com o ‘Via Folia’ devem realizar até as 13h desta quarta-feira (19) cadastro em um formulário da Polícia Militar (PMPB). Como observou oVozPB.com.br/”> VozPB, o cadastro é necessário, pois a região se tornou desde a última sexta-feira (14) uma Zona Restrita de Voo (FRZ).

Segundo a PMPB, a medida organiza o espaço aéreo, visando regulamentar a atividade dos pilotos e das aeronaves, nas localidades de festa com grande concentração de pessoas.

  • CLIQUE AQUI PARA TER ACESSO AO FORMULÁRIO DA PMPB PARA USO DE DRONE NA VIA FOLIA 2025

A região da Epitácio Pessoa, conhecida como Via Folia, por onde passam os blocos de pré-carnaval da capital paraibana, estará sendo considerada Zona Restrita de Voo (FRZ) até o próximo dia 26, quando é realizado o bloco Muriçocas do Miramar.

Vale lembrar que além do cadastro no formulário da PMPB, é necessário que o piloto realize pedido de voo no sistema de Solicitação de Acesso de Aeronaves Remotamente Pilotadas (SARPAS), como deve ocorrer em qualquer atividade com aeronave remotamente pilotada (VozPB.com.br/” target=”_blank” rel=”noopener”>RPAs), o popular drone.

“Todo o processo de pedido de autorização (para voo) segue do mesmo jeito. A diferença é que além dos requisitos necessários para o voo tem que se cadastrar junto à Polícia Militar. Porque nós que estamos controlando os voos nesse período. Mas os pedidos, todas as regras, segue normal, como antes desse período”, detalhou ao VozPB o major Deuslânio Menezes, comandante do Comando de Operações Aéreas (COA).

“Tentar voar sem estar cadastrado está cometendo uma ilegalidade”, alerta major da PMPB

Ao VozPB, o major Deuslânio Menezes também explicou que mesmo caso o piloto tenha pedido de voo no SARPAS, se ele não tiver feito cadastro no formulário da PMPB estará cometendo uma ilegalidade.

“A diferença é que você tentar voar sem tá cadastrado pela polícia, você tá também cometendo uma ilegalidade. Então tem que fazer tudo previsto na legislação, além de cadastrado no período da Folia de Rua pela Polícia Militar”.

Segundo a polícia, o cadastro de aeronaves já ocorreu nos Carnavais anteriores, medida que ajudou e zerou delitos e acidentes. A reportagem apurou que apenas na última sexta-feira (14), primeiro dia da Via Folia, 10 drones estiveram realizando coberturas no evento.

 

Compartilhe:

VozPB

Redator

A Paraíba tem Voz

Dream Life in Paris

Questions explained agreeable preferred strangers too him her son. Set put shyness offices his females him distant.

Join the family!

Sign up for a Newsletter.

You have been successfully Subscribed! Ops! Something went wrong, please try again.
Edit Template

© 2024 Todos os direitos reservados