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Obras da Ponte do Futuro são iniciadas na Grande João Pessoa

Projeto básico da Ponte do Futuro. (foto: divulgação/DER-PB)

Com projeto orçado em R$ 465,5 milhões, as obras do Complexo Rodoviário Ponte do Futuro foram iniciadas na Grande João Pessoa. O projeto consiste na construção de duas pontes, a primeira com 2 km ligando a BR-230 a BR-101 Norte, com pista de 7,2 metros, pista de passeio com 3,3 metros, ciclovia de 2,5 metros e acostamento de 2,5 metros, além de um mirante para ver o pôr do sol no Jacaré.

Na assinatura do contrato da obra, em agosto, o superintendente do Departamento de Estradas de Rodagem da Paraíba (DER-PB), Carlos Pereira, destacou que a Ponte do Futuro será a maior obra da história do estado. Na época, a empresa A.Gaspar, responsável pela execução da obra, afirmou que seriam gerados entre 600 e 800 empregos diretos.

A ponte passará por cima do Rio Paraíba em dois pontos, uma vez que segue de Cabedelo até a Ilha Stuart, em Santa Rita, e da Ilha Stuart até a PB-011, antes do acesso ao Forte Velho, ainda em Santa Rita.

Já a segunda terá uma extensão de 420 metros e será construída sobre o Rio da Guia, em Lucena, tendo ainda, um viaduto sobre a linha férrea, com 40 metros, cujos trabalhos de fundações já foram iniciados.

De acordo com o secretário de Infraestrutura, Deusdete Queiroga, a expectativa do governo é de que construção seja concluída no último trimestre de 2026.

O complexo também contará com um prolongamento da PB-011, de Forte Velho a Lucena, com 11,2 km de extensão, até o entroncamento com a PB-019; e adequação de PB-025 até o entroncamento da BR-101, com extensão de 500 metros.

O acesso para a ponte, para quem sai de Cabedelo, será feito no km 9,64 da BR-230, no bairro de Intermares, próximo ao início do Viaduto de Intermares, no sentido João Pessoa – Cabedelo.

Reforço portuário da Paraíba

Um dos propósitos da construção da ponte é melhorar o acesso ao Porto de Cabedelo, que em 2024 atingiu recorde de movimentações, com 1,5 milhão de toneladas.

Além do projeto da ponte, existem outros investimentos planejados para a melhora da logística do ancoradouro. Entre eles está o projeto de resgate e revitalização da ferrovia de Cajazeiras a Cabedelo, que conta com articulações do presidente da Federação das Indústrias da Paraíba (FIEP), Cassiano Pereira para que seja efetivado.

Segundo simulação do Departamento de Estradas de Rodagem da Paraíba (DER-PB) a ponte passará por cima do Rio Paraíba em dois pontos e a previsão de conclusão é o último trimestre de 2026. A estrutura viária ligará as cidades de Cabedelo, Santa Rita e Lucena, na Região Metropolitana de João Pessoa.

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