Want to Partnership with me? Book A Call

Popular Posts

Dream Life in Paris

Questions explained agreeable preferred strangers too him her son. Set put shyness offices his females him distant.

Categories

Edit Template

nem tudo que parece é o que se coloca como verdade

Foto: Pixabay/Ilustrativa

O secretário do meio ambiente de João Pessoa, Welison Silveira, negou que esgoto está sendo despejado nas praias de João Pessoa e afirmou que “nem tudo que parece é o que se coloca como verdade”.

Conforme observou o VozPB.com.br/” target=”_blank” rel=”noopener”>VozPB, a informação foi veiculada em entrevista concedida ao Programa Arapuan Verdade, da Rádio Arapuan FM nesta quinta-feira (6).

De acordo com o responsável pela Secretaria do Meio Ambiente da Capital (Semam-JP), na região da orla ocorre o processo de ‘rebaixamento de lençol freático’, onde água suja de cor preta, com materiais orgânicos, é encaminhada ao sistema de drenagem pluvial.

“Precisamos esclarecer que nem tudo que parece é o que se coloca como verdade. Muitas vezes vemos imagens circulando nas redes sociais dizendo que esgoto está sendo encaminhado diretamente na praia. O esgoto é o resíduo que é coletado pelo sistema de saneamento da Cagepa. Muitas vezes temos o nosso sistema de drenagem pluvial que na região da praia temos uma grande contribuição de rebaixamento de lençol freático. Então água de drenagem de piscinas, por exemplo, são carreadas para a rede pluvial. As caixas de drenagem pluvial também recebem contribuição da rua, como sujeiras, restos de materiais orgânicos como folhas, paus, que acabam se deteriorando e vão dando coloração preta a água. Às vezes não está chovendo e as pessoas dizem que é esgoto, mas às vezes é rebaixamento de lençol freático”, explicou o secretário.

Segundo Welison Silveira, em algumas ocasiões, é identificado a contribuição de esgoto nas galerias pluviais e a Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) é acionada para tomar as medidas cabíveis.

Welison Silveira destacou também que o trabalho de fiscalização de imóveis que estejam depositando esgoto nas galerias pluviais é contínua e permanente, apenas não sendo divulgados os locais que estão ocorrendo o serviço de identificação de irregularidades pela Prefeitura ao longo dos dias.

“Algumas vezes é verdade, já identificamos contribuição de esgoto na galeria pluvial. Acionamos a Cagepa e fazemos a interdição, tamponamento e tentamos identificar a origem. A prefeitura e Cagepa tem investido muito na fiscalização deste tipo de ocorrência, foi contratado um sistema moderno de fiscalização como robôs, câmeras, jateamento de alta pressão para liberar estas áreas e identificar de onde vem esses resíduos. A identificação e fiscalização é rápida, continua e acontece permanentemente. Essa liberação das drenagens da rede pluvial onde muitas vezes as galerias estão entupidas”, destacou Welison Silveira.

Por fim, o secretário da Semam-JP explicou que o trabalho de fiscalização deve ser avançado, mas que a população precisa fazer sua parte, evitando jogar lixo em locais inapropriados.

“O que é preciso acordar a população é de que aquele lixo que foi parar na galeria pluvial não surgiu do nada, não foi fabricado e chegou ali, alguém jogou ele irregularmente, foi descartado de forma irregular, correu na galeria pluvial e entupiu a drenagem e inundou a rua, onde pega mais lixo e acaba indo pro mar. É preciso avançar sim na fiscalização mas a população precisa também se educar e evitar jogar lixo em locais incorretos”, finalizou Welison.

Assista ao programa:

 

Compartilhe:

VozPB

Redator

A Paraíba tem Voz

Dream Life in Paris

Questions explained agreeable preferred strangers too him her son. Set put shyness offices his females him distant.

Join the family!

Sign up for a Newsletter.

You have been successfully Subscribed! Ops! Something went wrong, please try again.
Edit Template

© 2024 Todos os direitos reservados