Foto: Pixabay/Ilustrativa
O delegado João Ricardo, da delegacia de crimes cibernéticos da Polícia Civil em João Pessoa, disse nesta quarta-feira (16), que os crimes de extorsão são frequentes na Capital.
Conforme observou o VozPB.com.br/” target=”_blank” rel=”noopener”>VozPB, em entrevista concedida ao programa Arapuan Verdade, da Rádio Arapuan FM, o delegado revelou que esse tipo de ocorrência é registrado toda semana.
“Não passamos uma semana sem alguém nos procurar em relação a extorsão. O criminoso, assim que ele pede o dinheiro, ele já consumou o crime, mesmo sem receber, então ele já vai responder por extorsão consumada”, revelou o delegado.
De acordo com João Ricardo, os criminosos que praticam extorsão são, geralmente, de fora da Paraíba, muitas vezes de estados distantes.
“Já fizemos algumas operações, com prisões em São Paulo. Na Paraíba, não fizemos nenhuma operação em que o autor seria paraibano, pois normalmente os criminosos são de São Paulo, Rio Grande do Sul, Mato Grosso, de um estado distante”, explicou João Ricardo.
Ainda segundo o delegado da PC, mesmo distante, a polícia consegue rastrear e identificar de onde os acusados estão praticando o crime.
“Fazem um perfil para dificultar a investigação e acham que jamais serão localizados, só que, do mesmo jeito que há facilidade de praticar o crime, nós também temos meios de identificar onde as pessoas estão praticando os crimes”, destacou o delegado.