Presidente Lula – Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Os governadores do Nordeste vão se reunir na próxima semana para discutir os impactos do ‘tarifaço’ dos Estados Unidos (EUA) sobre as exportações brasileiras. Segundo informações obtidas peloVozPB.com.br“> VozPB, o Consórcio Nordeste detalhou em nota que os governadores nordestinos terão uma agenda conjunta com o presidente Lula nos dias 5 e 6 de agosto.
A agenda ocorrerá em Brasília. Ainda não há detalhes se todos os governadores vão participar presencialmente dos encontros que ocorrerão durante o ‘conselhão’ e no Palácio do Planalto.
“O Nordeste não assistirá passivamente ao impacto dessas medidas. Estamos somando forças com a APEXBrasil e o MDIC para garantir a proteção dos nossos empregos, das nossas empresas e da nossa capacidade produtiva”, afirmou o presidente do Consórcio Nordeste, governador Rafael Fonteles.
Segundo a equipe do Consórcio Nordeste, o mesmo já está “contribuindo com um mapeamento técnico e detalhado dos impactos por estado e por setor, estimando perdas econômicas e identificando empresas e produtos atingidos.”
“A proposta é articular novos mercados, reforçar a capilaridade das exportações e conectar os produtos nordestinos a novas rotas internacionais”, explicou o consórcio em nota.
Confira agenda dos governadores, divulgada em nota:
• 5/08 (manhã): Participação na reunião do Conselhão, onde o presidente Lula debaterá o impacto das tarifas americanas;
• 5/08 (tarde): Assembleia Geral do Consórcio Nordeste;
• 6/08 (tarde): Reunião no Palácio do Planalto com o presidente Lula, o vice-presidente Alckmin e a ministra Gleisi Hoffmann.