Edit Template

Criança autista cai em cânion no Rio Grande do Sul e é encontrada morta após 10 horas

O Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Sul confirmou na noite desta quinta-feira (10) a morte da menina de 11 anos que caiu do Cânion Fortaleza, no Parque Nacional da Serra Geral, em Cambará do Sul (RS). Segundo a Corporação, a criança foi encontrada a 70 metros do local da queda. As equipes de resgate chegaram ao local que o corpo estava por volta das 22h55.

Ela havia sido localizada inicialmente por volta das 17h30, com o uso de um drone com câmera térmica. A operação de resgate, iniciada logo após o acidente, envolveu bombeiros de três municípios, equipes do Samu, policiais militares e civis, além de três aeronaves.

Segundo informações do secretário de Turismo de Cambará do Sul, Andrews Mohr, a menina era natural de Curitiba (PR) e visitava o parque com os pais e dois irmãos.

No momento do acidente, a família fazia uma pausa em um banco de descanso para lanchar, quando a menina, que, de acordo com os bombeiros, tinha Transtorno do Espectro Autista (TEA), saiu correndo em direção ao penhasco. O pai ainda tentou impedir a queda, mas não conseguiu alcançá-la a tempo.

Após a queda, equipes do Corpo de Bombeiros Militar de Cambará do Sul, Canela e Gramado foram acionadas e iniciaram os trabalhos de busca, com o apoio de drones e aeronaves — duas do Rio Grande do Sul e uma de Santa Catarina.

O local do acidente é de difícil acesso e exigiu o uso de técnicas de rapel para a extração do corpo. Em nota, o Corpo de Bombeiros informou que a área foi isolada e os procedimentos de resgate foram iniciados logo após a localização da menina.

Investigação

A Polícia Civil instaurou um inquérito para apurar as circunstâncias da morte da criança de 11 anos que caiu de um mirante do Cânion Fortaleza, em Cambará do Sul, na Serra do RS. De acordo com a delegada Fernanda Aranha, a perícia será acionada para esclarecimentos sobre as regras de segurança aplicadas ao local.

A vítima foi identificada como Bianca Bernardon Zanella. A menina foi encontrada sem vida pelas forças de segurança que trabalhavam no resgate cerca de 10h depois da queda. No ponto onde houve o acidente, não haveria cerca de proteção.

Veja a nota do Corpo de Bombeiros

“O Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul manifesta profundo pesar diante da trágica perda de uma criança, vítima de uma queda em área de cânion, nesta quinta-feira (10). Neste momento de luto e consternação, nos solidarizamos com os familiares, amigos e toda a comunidade atingida por essa perda irreparável. Que encontrem na fé a força para superar a dor da ausência. À família, nossa mais sincera homenagem, respeito e solidariedade.”

O Cânion

O Cânion Fortaleza é o maior do Brasil, com paredões que chegam a 900 metros de altura e uma extensão total de 7,5 km.

Localizado no Parque Nacional da Serra Geral, ele está a cerca de 23 km do centro de Cambará do Sul, em uma área de 2 mil metros de largura e a 1.240 metros de altitude acima do nível do mar.

Entre as trilhas mais conhecidas do parque estão a Trilha do Estacionamento, com percurso leve de 1 km (ida e volta), que permite avistar aproximadamente 45% do cânion, e a Trilha do Mirante, com 3 km de extensão.

Esta última leva ao topo de um mirante de onde é possível enxergar, em dias de céu claro, toda a formação do cânion, o litoral, a cidade de Torres e as paisagens da encosta e da planície catarinense. O trajeto é classificado como de nível leve a moderado.

CNN

Compartilhe:

VozPB

Redator

A Paraíba tem Voz

Dream Life in Paris

Questions explained agreeable preferred strangers too him her son. Set put shyness offices his females him distant.

Join the family!

Sign up for a Newsletter.

You have been successfully Subscribed! Ops! Something went wrong, please try again.
Edit Template

© 2024 Todos os direitos reservados