Conhecida como o “Maracanã do Surfe”, Saquarema, na Região dos Lagos, no Rio de Janeiro está pronta para receber entre os dias 21 e 29 de junho mais uma edição do Campeonato Mundial de Surfe da WSL, na Praia de Itaúna. Ao todo, cerca de 350 mil turistas estiveram na cidade durante o evento de 2024, com um gasto médio de R$ 607,00 por pessoa.
No ano passado, o campeonato gerou um impacto econômico de R$ 159 milhões na economia fluminense, com reflexos diretos em hospedagem, alimentação, transporte e comércio local. O número representa um crescimento de 64% em relação à edição anterior e resultou na injeção de R$ 114 milhões no PIB do estado do Rio de Janeiro.
A ocupação hoteleira chegou a 100% em Saquarema, gerando impacto também nas cidades vizinhas, como Rio Bonito, Araruama e Arraial do Cabo. Além disso, foram criadas mais de 1.800 vagas de empregos diretos e indiretos no período do campeonato.
A prefeita Lucimar Vidal reforçou o protagonismo de Saquarema no cenário internacional do surfe com a renovação da parceria com a WSL para mais três anos, até 2028. A cidade é a única do mundo a sediar as três etapas do circuito mundial da WSL: o Qualifying Series (QS), o Championship Tour (CT) e o Challenger Series (CS), em outubro.
“Saquarema vai além das ondas. Receber essa grande etapa do Mundial de Surfe será uma grande honra, sabendo também que vamos realizar o evento por mais três anos. É muito importante para o nosso município saber que tudo isso impulsiona e vem impulsionando o progresso da nossa cidade, fomentando turismo, economia e hotelaria local”, disse.
A expectativa para este ano é ainda maior. Historicamente, a média de crescimento anual gira em torno de 30%, mas, para 2025, a projeção é de um aumento de 40% na movimentação econômica durante o evento.
O evento oferece atrações como apresentações da Esquadrilha CEU, DJs, oficinas culturais e diversas atividades recreativas. Durante os dias do campeonato a Praia de Itaúna será palco de um verdadeiro festival de música com shows gratuitos e diversas outras atividade.
G1