Filme brasileiro ‘Ainda Estou Aqui’. (foto: reprodução/redes sociais/divulgação)
O filme brasileiro ‘Ainda Estou Aqui’, dirigido por Walter Salles e estrelado por Fernanda Torres e Selton Mello, ganhou na noite deste domingo (2) o Oscar na categoria melhor filme internacional. Como observou o VozPB.com.br/”>VozPB, o longa brasileiro concorria com outros quatro títulos. A vitória do longa é a primeira de um produto brasileiro no Oscar. Em seu discurso, o diretor Walter Salles dedicou o prêmio a Eunice Paiva e as atrizes Fernanda Torres e Fernanda Montenegro.
“Muito obrigado em nome do cinema brasileiro. É uma honra tão grande receber isso, esse grupo tão extraordinário de cineastas. Isso vai para uma mulher que, depois de uma perda tão grande em um regime autoritário, decidiu não se dobrar e resistir. Esse prêmio vai para ela, o nome dela é Eunice Paiva. E vai para as mulheres extraordinárias que deram vida a ela. Fernanda Torres e Fernanda Montegro”, disse Salles, como observou o VozPB.
A história de Eunice Paiva e de seu marido, Rubens Paiva, são retratadas ao longo da obra de 135 minutos. O casal teve a vida completamente modificada no período da ditadura militar, com Rubens Paiva sendo morto em meio a sessões e tortura.
Os títulos que concorriam com ‘Ainda Estou Aqui’ ao prêmio de Melhor Filme Internacional no Oscar 2025 eram os seguintes:
- “A Garota da Agulha”
- “Emilia Pérez”
- “A Semente do Fruto Sagrado”
- “Flow”
*conteúdo em atualização