Want to Partnership with me? Book A Call

Popular Posts

Dream Life in Paris

Questions explained agreeable preferred strangers too him her son. Set put shyness offices his females him distant.

Categories

Edit Template

Damares Alves diz que oposição no Senado quer saída de Moraes do STF

Impeachment: Damares Alves diz que oposição no Senado quer saída de Moraes do STF

A oposição ao Governo Federal no Congresso Nacional reagiu com ameaça de impeachment à operação da Polícia Federal contra o ex-presidente Jair Bolsonaro, a pedido o Ministro do Superior tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes. A senadora Damares Alves chegou a dizer que a prioridade agora essa é a prioridade.

VozPB.com.br/wp-content/uploads/2023/12/ministro_alexandre_moraes.jpg” alt=”Ministro, Alexandre de Moraes, sigilo, delação, Ronnie Lessa, Marielle Franco” width=”924″ height=”615″ srcset=”https://www.VozPB.com.br/wp-content/uploads/2023/12/ministro_alexandre_moraes.jpg 924w, https://www.VozPB.com.br/wp-content/uploads/2023/12/ministro_alexandre_moraes-150×100.jpg 150w” sizes=”(max-width: 924px) 100vw, 924px”/>
Ministro Alexandre de Moraes (Foto: Reprodução).

“Decidimos que a pauta do Senado será o impeachment do senhor ministro do Supremo Tribunal, Alexandre de Moraes. Será a pauta que a oposição vai trabalhar nos próximos dias”, garantiu.

No dia 9 de setembro Foi apresentada a Petição (PET) 4/2024, pelo deputado Federal Marcel van Hattem (Novo-RS), pelas deputadas federais Bia Kicis (PL-DF) e Caroline de Toni (PL-SC) e pelos cidadãos Sebastião Coelho da Silva e Rodrigo Saraiva Marinho.

Ainda não há decisão sobre o pedido.

Como tramita um pedido de impeachment contra ministro do STF

Não existe previsão constitucional de impeachment de ministro do STF. No entanto, a Constituição Federal diz que compete ao Senado processar e julgar ministros do STF quanto a crimes de responsabilidade.

Esses crimes são definidos na Lei n º 1.079/1950, conhecida como Lei do Impeachment. É essa norma legal que permite que qualquer cidadão, seja parlamentar ou não, denuncie os Ministros do Supremo Tribunal Federal e o Procurador Geral da República, pelos crimes de responsabilidade que cometerem.

Os crimes listados são:

  1. alterar, por qualquer forma, exceto por via de recurso, a decisão ou voto já proferido em sessão do Tribunal;
  2. proferir julgamento, quando, por lei, seja suspeito na causa;
  3. exercer atividade político-partidária;
  4. ser patentemente desidioso no cumprimento dos deveres do cargo;
  5. proceder de modo incompatível com a honra dignidade e decoro de suas funções.

As punições previstas são a perda do cargo, e a inabilitação, até cinco anos, para o exercício de qualquer função pública.

A denúncia deve ser apresentada ao Senado Federal. Após protocolada, tramita com a denominação Petição (PET). O Presidente do Senado, que tem a competência de despachar as proposições legislativas, encaminha o pedido à Advocacia do Senado, que faz uma avaliação técnica da proposta antes de ela ser analisada pela Comissão Diretora.

Somente então poderá ser levada para deliberação dos senadores. O processo do julgamento poderá seguir o mesmo rito do impeachment de presidente da República, nos termos previstos na Lei nº 1.079/1950.

Até hoje nunca foi aprovado um pedido de impeachment contra ministro do STF.

Com Agência Senado

Compartilhe:

VozPB

Redator

A Paraíba tem Voz

Dream Life in Paris

Questions explained agreeable preferred strangers too him her son. Set put shyness offices his females him distant.

Join the family!

Sign up for a Newsletter.

You have been successfully Subscribed! Ops! Something went wrong, please try again.
Edit Template

© 2024 Todos os direitos reservados