Banheiro – Foto: Pixabay/Ilustrativa
Com temperaturas mais amenas em algumas regiões da Paraíba, o chuveiro elétrico se torna o principal aliado para o banho mais confortável. Mas o que muita gente esquece é que, se não for usado corretamente, ele pode representar riscos à segurança. Em entrevista ao VozPB, Lenildson Santos, coordenador de Saúde e Segurança da Energisa Paraíba, explicou os riscos e as formas de evitar acidentes com a rede elétrica.
Entre os cuidados básicos, estão não fazer emendas nos fios e evitar o uso de adaptadores ou ‘benjamins’. Outro ponto essencial é garantir que a instalação do equipamento seja feita por um profissional qualificado. “O chuveiro elétrico consome muita energia e, se estiver mal instalado, com fios antigos ou fios mal dimensionados, pode causar curtos-circuitos ou até choques elétricos”, alerta Lenildson Santos.
Ainda segundo o especialista, outro ponto de extrema importância é que o chuveiro deve estar aterrado para evitar acidentes. Lenildson alerta que o fato de, durante o banho, a pessoa sentir pequenos formigamentos (choques) ou, ao acionar o registro da água, houver uma fuga de corrente (energia), isso pode evoluir ao ponto de gerar um acidente. “É para estes casos que o aterramento existe, ele protege a pessoa”, orienta.
“Em caso de faiscas, cheiro de queimado ou aquecimento dos fios, a recomendação é desligar o disjuntor imediatamente e acionar um eletricista de confiança. A segurança vem sempre em primeiro lugar. Qualquer sinal de anormalidade deve ser investigado para evitar acidentes”, completa Lenildson.