Membros de uma quadrilha com atuação em fraudar concursos públicos na Paraíba foram presos na manhã desta quinta-feira (17), em Patos. A prisão faz parte da Operação Before, da Polícia Civil da Paraíba, por meio da Delegacia de Roubos e Furtos (DRF) de Patos, com o apoio da Unidade de Inteligência da Polícia Civil (Unintelpol). Entre os integrantes está um estudante de medicina de uma faculdade particular no Sertão.
Conforme informações obtidas pelo VozPB, em contato com a Polícia Civil, o grupo atuava principalmente no Sertão paraibano, com ramificações em Recife, Pernambuco.
As investigações foram iniciadas em 2023, após a identificação de indícios de fraude durante o concurso da Polícia Militar da Paraíba. A partir das diligências, foi possível constatar a existência de uma estrutura criminosa organizada, voltada não apenas à prática de fraudes em certames públicos, mas também à movimentação financeira proveniente de atividades ilícitas.
Durante a operação, foram presos dois investigados: uma mulher de 27 anos e um homem de 23 anos, estudante de Medicina em uma faculdade de Patos. Um terceiro envolvido, apontado como responsável pela logística de transporte das respostas e pelo recebimento de valores, foi morto no dia 22 de junho de 2025, no bairro São Sebastião.
A Polícia Civil segue com as diligências para localizar outros dois suspeitos de integrarem o esquema, além de identificar possíveis beneficiários que tenham ingressado ilegalmente em cargos públicos por meio da fraude.
A Instituição reafirma seu compromisso com o combate a crimes que comprometem a lisura e a credibilidade dos concursos públicos, conclamando a população a colaborar com as investigações por meio do Disque 197 – canal gratuito, sigiloso e disponível 24 horas por dia.
Leia mais:
VozPB.com.br/paraiba/mppb-investiga-fraude-no-concurso-da-guarda-municipal-de-joao-pessoa-144358.html”>MPPB investiga fraude no concurso da Guarda Municipal de João Pessoa
VozPB.com.br/paraiba/policia-federal-concurso-publico-pb.html”>Polícia Federal deflagra operação contra fraudes em licitações por empresa organizadora de concursos públicos
VozPB.com.br/paraiba/apos-nova-denuncia-tce-ve-fraude-em-contratacao-de-banca-do-concurso-de-conde-por-r-290-mil-e-quer-suspensao-do-processo-798983.html”> Após nova denúncia, TCE vê fraude em contratação de banca do concurso de Conde por R$ 290 mil e quer suspensão do processo