Pode dar cadeia: advogado alerta comerciantes para circulação de notas falsas na Paraíba (Foto: gov.br)
Na semana passada, um homem foi preso após receber uma encomenda com mil reais em cédulas falsas em Campina Grande. O advogado criminal Igor Lira fez um alerta aos comerciantes sobre prática e chamou atenção para penalidades previstas em lei, incluindo possibilidade de prisão para quem fabrica, distribui ou utiliza cédulas falsas.
“A penalidade a depender do crime, porque pode ser de moeda falsa ou de estelionato, mas pode levar-se até a prisão”, frisou.
Em casos de suspeita de recebimento de notas falsas, o indicado é procurar uma agência bancária para verificar a autenticidade do dinheiro.
Como proceder no caso de receber uma cédula suspeita:
a) de um terminal de auto-atendimento ou caixa eletrônico:
Dentro de uma agência bancária e durante o expediente – encaminhar-se ao gerente da agência para pedir providências de pronta substituição. Se não obtiver solução satisfatória com o gerente do banco, o cidadão pode procurar uma delegacia policial mais próxima para registrar uma possível ocorrência.
ou
Fora de uma agência ou do horário do expediente bancário – na primeira oportunidade, dirigir-se ao gerente de sua agência bancária para pedir providências de pronta substituição. Se não obtiver solução satisfatória com o gerente do banco, o cidadão pode procurar uma delegacia policial mais próxima para registrar uma possível ocorrência.
b) numa transação do dia a dia:
Se você desconfiar da autenticidade de uma nota após observar os elementos de segurança ou comparar com outra cédula legítima, você pode recusá-la. É importante sempre recomendar ao dono do exemplar suspeito que procure uma agência bancária para encaminhamento da nota para ser analisada pelo Banco Central.