Presidente da Câmara, deputado Hugo Motta – Foto: Clilson Júnior
O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), disse à CNN que está disposto a conversar com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, sobre a pauta governista.
“Iremos sempre dialogar com todos em favor do Brasil”, disse o parlamentar à CNN.
Haddad disse nesta semana que ainda não recebeu do parlamentar uma explicação sobre a derrubada do aumento do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras). O ministro afirma que o Congresso descumpriu acordo com o governo.
Diante do aumento da tensão entre o Executivo e o Legislativo, após o governo federal ter judicializado o aumento do tributo, foram feito acenos de pacificação.
O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil – AP), defendeu a legitimidade do governo federal em judicializar a questão. Ele se reuniu com o secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Dario Durigan.
A ministra de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, defendeu Hugo Motta após o presidente da Câmara dos Deputados sofrer críticas nas redes sociais. O líder do governo, José Guimarães (PT-CE), fez o mesmo.
A expectativa é de que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) também se reúna, na semana que vem, com Hugo e Alcolumbre. Lula está incomodado com a demora na tramitação de pautas governistas.
Desde segunda-feira (30), militantes têm engajado críticas ao presidente da Câmara nas redes sociais. O nome do parlamentar chegou nesta quarta-feira (2) a figurar em sexto lugar nos assuntos mais comentados do X.
Em conversas reservadas, Hugo disse nao ter ficado incomodado. Segundo aliados, ele tem dito que faz parte dos embates democrático.
O Palácio do Planalto identificou um aumento, desde a semana passada, de mobilização nas redes sociais favoráveis ao governo petista.
A avaliação é de que, diante de um cenário persistente de impopularidade, o embate é uma maneira de voltar a engajar a militância de esquerda.
CNN Brasil
Leia também no VozPB: